Há casos não raros de clientes que nos procuram para pedir orientações a respeito de casos que, ao longo da consulta demonstram ser bastante semelhantes à situação que foi à público por meio do documentário da Netflix, sobre um homem que seduzia mulheres para tirar vantagens financeiras.

Como agem as pessoas que aplicam esse tipo de golpe?

Normalmente o contato com a “vítima” se dá por meio de redes sociais, especialmente sites de namoro.
Após os primeiros contatos, os golpistas, que pode ser homens ou mulheres, seduzem o “alvo”, porque sabem explorar as carências afetivas e emocionais.

Vencido essa etapa, e já tendo claras os “pontos mais sensíveis”, o que vai se confirmando com os diálogos e troca de imagens e áudios.

Tudo para convencer e entrar no imaginário daqueles que buscam um par perfeito, uma companhia ou mesmo um relacionamento sério, mas sempre com expectativas muito além da realidade comum.

Em pouco tempo de relacionamento virtual, se tudo estiver como o pretendido pelo golpista(o), é só seguir com as extorsões.

Como funciona esse tipo de golpe?

O golpista geralmente inventa uma história mirabolante, ou seja, pinta um cenário no qual é pessoa romântica, fiel, carinhosa e muito rica.

Convence a vítima que realmente é dono de verdadeiras fortunas, mas que para receber determinada quantia, precisa da ajuda de alguém de fora ( a vítima ).

Isso pode acontecer em diversas versões. Aqui em nosso escritório já atendemos vítimas que nos procuraram a fim de saber como pagar os tributos para liberar uma encomenda que vinha do exterior, contendo muito dinheiro, ou documentos sigilosos.

No entanto o pacote nunca existiu de fato. O golpista envia guias de pagamento falsas, quando a vítima paga o que é solicitado, geralmente valores altos, alguém entra em contato para dizer que é necessário mais dinheiro para liberar o tal “pacote”.

Ocorre que a vítima está tão convencida da necessidade de ajudar o suposto “amigo” que nem se dá conta de que está sendo enganada. É uma situação muito constrangedora.

Na maioria dos casos, elas ou eles só se dão conta do golpe quando contam para alguém de fora, seja um advogado, para pedir ajuda. Aí descobrem o prejuízo muitas vezes já sofrido, porque pagam os supostos boletos e guias de tributos falsas, e o dinheiro vai parar na conta do golpista, com certeza.

Outras vezes o golpista telefona para a vítima e diz que está preso em algum aeroporto no Brasil e está sendo pressionado a pagar tributos sobre a bagagem, e por isso precisa de dinheiro para que as autoridades aduaneiras o libertem.

Verdadeiros absurdos, porém quando a vítima está iludida e apaixonada não enxerga a verdade dos fatos, infelizmente.

Ou pior, no caso de os homens serem as vítimas, são seduzidos por mulheres que são muito atraentes, e os levam a marcar encontros que são verdadeiras armadilhas, na qual a vítima é assaltada e até assassinada, infelizmente.

Tanto os homens quanto as mulheres estão sujeitos a esse tipo de golpe, e lamentavelmente, isso ocorre com mais frequência do que podemos imaginar.

Como recuperar o prejuízo financeiro ?

Tal situação é um flagrante de extorsão, ato totalmente reprovável que abusa da fragilidade emocional das vítimas para lhes extorquir valores monetários muitas vezes altíssimos a depender da situação financeira da vítima.

Apesar de revoltante tal golpe é de difícil punição pela justiça.

Uma vez que se realizou pagamentos dos valores financeiros, não há como provar que tal fato foi uma extorsão já que as vítimas geralmente pagam voluntariamente, em nenhum momento fica provado o golpe.

Geralmente o golpista nunca escreve ou deixa nenhuma prova de que na verdade a vítima deu-lhe qualquer valor monetário que seja, mediante extorsão, conduta que se comprovada, configura crime passível das penas da lei.

Sendo assim, muitas vezes, o golpista quando age apenas pela internet, sem aparecer nunca pessoalmente, pode nem ser de outro país. Na verdade é muito difícil. chegar à concretização das provas do abuso realmente cometido contra as vítimas.

Se o golpista está fora do país, e o golpe se der fora do país, fica ainda mais complicado algum tipo de defesa, principalmente pelo já exposto acima : dificuldade de provar os fatos.

Além do mais, geralmente as vítimas se sentem constrangidas quando descobrem que sofreram na verdade um golpe, baixo que lhes fere além da conta bancária a autoestima.

Conclusão

Uma vez realizadas as vontades do golpista, ou seja, disponibilizados a ele os valores, esses podem ser considerados perdidos para sempre.

Quanto ao dano emocional, esse somente com esforços da vítima poderá ser a duras penas superado.
O que ser recomenda é cautela nesse tipo de diálogo, desconfiar sempre.

Todo cuidado deve ser tomado, não acreditar em imagens muito fantásticas e situações que na verdade não possam ser comprovadas por outros meios fora do virtual.

Em casos como relatados no documentário sobre o Golpista do Tinder, as vítimas chegaram a encontrarem-se com o golpista que simulava uma vida de luxo, quando na realidade, era tudo uma fraude.

Nossa equipe se solidariza com essas vítimas que nos procuram com alguma frequência, infelizmente, e lamenta pela impossibilidade de ajudá-las restando-nos apenas a indignação diante dos abusos relatados.

Equipe Aduaneira – Ana Gonzaga Advocacia.